29.7.09

IDADE OU IDENTIDADE - A Geração X

Como cada geração de consumidores exige uma abordagem específica, agora vamos conhecer a Geração X, ou baby-busters, ou ainda as nascidas entre 1965 e 1980.
Erroneamente considerada uam geração acomodada, a Geração X foi na verdade a geração silenciosa. No entanto, introduziu novidades que mudaram a vida de todos nós. Uma delas? A internet.
Nascidas de pais permissivos e ocupados, as integrantes da Geração X, criadas e informadas pela televisão, são independentes, empreendedoras e orientadas para resultados. Em seu ambiente de trabalho, ficam no meio do sanduíche entre as experientes baby-boomers e a arrojada Geração Y. Vivenciaram os processos de reengenharia, downsizing, a bolha da internet e o 11 de setembro. Imediatistas, tem foco principalmente no curto prazo. Ainda percebem as mudanças como oportunidades de crescimento e, portanto, mostram-se dispostas a adaptar-se a novos cenários.
São profissionais extremamente pragmáticas e desejam ascender socialmente e conquistar bens e posição econômica que seus pais nunca atingiram. Para isso, dedicam-se ao trabalho e ao crescimento econômico, acumulam riquezas, planejam suas previdências - em grande parte por temer que seu futuro fique à mercê das incertezas econômicas que abalaram a vida dos que foram seus exemplos.
Tendo se desenvolvido com a Vila Sésamo e a MTV, elas foram bombardeadas pela publicidade e tendem a encará-la com ceticismo. Para falar com esta geração desconfiada é preciso usar a inteligência, respeito e muito bom humor. Como característica marcante, a consumidora da Geração X gosta de sentir que controla as coisas, não suportando sofrer pressões, ouvir exageros e auto-elogios, detestando a hipocrisia.
Como se tornaram consumidoras há muito tempo, quer como passatempo ou para ajudar os pais, essas clientes querem valor e qualidade pelo seu dinheiro. Embora tenham entrado para a força de trabalho e constituído família mais tarde, valorizam - e muito - o lar, gostando de sair mas também de ficar em casa na companhia de amigos e de um bom filme.
Você fez as contas? Essa cliente tem hoje entre 29 e 45 anos e, se a baby-boomer está em plena forma e não quer moda para a sua idade, pense nesta faixa... ela está linda, com tudo em cima e pode até ser mais ousada.
São palavras-chave da Geração X: sofisticação, qualidade, serviço, relevância, experiência, auto-referência e tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...