25.7.09

IDADE OU IDENTIDADE - As baby-boomers

Karl Lagerfeld, Jean Paul Gaultier, Ronaldo Fraga... eles levaram à passarela baby-boomers em plena forma. Revistas de todo o mundo estampam em suas capas essa mulher que hoje é apontada como o público a ser reverenciado por quem faz e por quem vende moda. E quem é essa mulher?
Nascidas no pós-guerra, alvo de alta expectativa familiar e num ambiente de economia estabilizada, as baby-boomers criaram uma revolução em termos de estilo, política e atitudes de consumo. Foram de Woodstock às baladas sem perder o ritmo. Pense em alguém que saiba o que é vitrola e o que é MP4... é uma baby-boomer.
As baby-boomers foram a primeira geração criada em frente à TV. Partilharam eventos culturais e marcos com as pessoas de seu grupo de idade simultaneamente, independentemente de onde estivessem. Recebendo a mesma informação no mesmo momento, essa geração construiu um vínculo de geração sem precedentes. Também o rock and rool deu às boomers uma identidade.
Aos 20, as boomers cunharam a frase "não confie em ninguém com mais de 30 anos", mostrando seu espírito cético em relação à autoridade e elas passaram a confiar em si mesmas, antes de qualquer coisa. Mesmo com um lado individualista que exigiu e criou o direito de viver sua juventude sem amarras, as boomers compõem uma das gerações mais ativas e menos egoístas de todos os tempos, elas lutaram contra a injustiça e criaram o movimento feminista e pelos direitos civis. Hoje esse espírito continua presente nessas mulheres que, entre outras coisas, foram as pioneiras também na revolução sexual.
Como profissionais, têm uma perspectiva otimista, foco em suas atividades e com a autoridade têm uma explícita relação de amor e ódio. Preferem a liderança por consenso e trocam o sacrifício pela automotivação.
As baby-boomers passaram a vida sendo saudáveis, comendo alimentos saudáveis, praticando exercícios e basicamente se recusando a envelhecer. Só porque o calendário anda não significa que pretendem abrir mão de sua forma e do seu estilo de vida.
Economicamente independentes, valorizam seu dinheiro e consomem o que lhes dá prazer.
Vividas, sabem das coisas e, por isso mesmo, são muito exigentes. Não são acomodadas, não gostam de rótulos nem de classificação por idade. Valorizam a informação e é preciso encantá-las sempre com novidades.
As boomers são extremamente informadas, navegam na internet e representam 1/3 das usuárias do Messenger. Prezam a qualidade e a durabilidade. Acompanham a moda mas não são vítimas dela, buscando peças que valorizem seu corpo. Sabem o que querem, não se importam com a opinião alheia e gostam de conforto e design.
Afinidade pelo grupo. Qualidade, acabamento. Novidade. Informação. Jovialidade. Estes são os conceitos básicos na hora de atender essa mulher que tem muita história pra contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...